Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal da Ciência
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Portal da CiênciaPortal da Ciência
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MCTI

Roda de diálogos discute os impactos da desordem informacional e os caminhos da ciência para a integridade da informação

18 de julho de 2025
Compartilhar

A 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada nesta semana, trouxe à tona um dos temas mais urgentes do cenário contemporâneo: a desordem informacional e seus efeitos nocivos sobre a sociedade. Na roda de diálogos intitulada “Desordem Informacional e seus Impactos Negativos na Sociedade: os Caminhos da Ciência para a Integridade da Informação”, especialistas debateram os desafios atuais e os caminhos possíveis para garantir o acesso a informações confiáveis.

A mesa contou com a participação de importantes nomes da área como o diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Braga; o diretor do Departamento de Projetos e Políticas de Direitos Coletivos e Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DPPDD/MJSP), Vitor Guimarães; a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Janaína Leite; e os pesquisadores do Ibict, João Bastos, Ana Regina Rêgo e Luís Rosa.

Em comum, a preocupação com a propagação de conteúdos distorcidos sobre ciência nas redes sociais, muitos deles com forte cunho negacionista. Foi ressaltado como as Big Techs operam sem compromisso com a veracidade das informações que circulam em suas plataformas, priorizando algoritmos que favorecem o engajamento, mesmo que à custa da verdade. Em contraponto, pesquisadores e especialistas têm se dedicado à coleta e análise de dados sobre o comportamento dos usuários nessas plataformas, com o objetivo de compreender a dinâmica da desinformação e desenvolver estratégias que fortaleçam a integridade da informação científica.

O diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Braga, abriu a conversa, falando sobre a promoção da integridade da informação. Segundo ele, a missão institucional do Ibict é fortalecer a competência e a infraestrutura necessárias para que a ciência e a tecnologia brasileiras possam produzir, socializar e integrar o conhecimento de forma ética e segura.

Braga reforçou a importância da ciência como ferramenta estratégica para a formulação de políticas públicas e apoio à tomada de decisão por gestores. Apontou ainda ações concretas do instituto voltadas à construção de uma infraestrutura pública de coleta, depósito e compartilhamento de dados, fundamentais para enfrentar os efeitos da desinformação.

Ao longo da roda de diálogos, os especialistas abordaram a necessidade de maior investimento do poder público na valorização da ciência e na promoção da informação verdadeira. Foram unânimes ao apontar o impacto negativo da monetização da desinformação pelas Big Techs, que lucram com a viralização de conteúdos enganosos e polarizantes.

Assuntos MCTI
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MCTI

Inovação em Saúde: desafios e caminhos para a reindustrialização brasileira

18 de julho de 2025
MCTI

Bate-papo lúdico sobre Oceanos e Comunicação Criativa agita o Espaço Pop Ciência

18 de julho de 2025
MCTI

Ciência com sotaque nordestino: UFRPE sedia o maior evento científico do Brasil

18 de julho de 2025
MCTI

Exposição conecta púbico da SBPC com 40 anos de avanços científicos impulsionados pelo MCTI

18 de julho de 2025
MCTI

Abertas as inscrições para a Conferência sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas

18 de julho de 2025
MCTI

Desinformação, redes sociais e o papel da comunicação pública da ciência

17 de julho de 2025
Portal da CiênciaPortal da Ciência