Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal da Ciência
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Portal da CiênciaPortal da Ciência
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MCTI

Abertas as inscrições para a Conferência sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas

18 de julho de 2025
Compartilhar

Estão abertas as inscrições para a 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID2025), a ser realizada de 15 a 19 de setembro, em Fortaleza (CE). O evento é uma promoção do Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e reunirá especialistas, gestores e organizações nacionais e internacionais para discutir estratégias inovadoras de enfrentamento à desertificação, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento sustentável em áreas de clima seco. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento: www.icid2025.com.br.

Estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados no tema estão convidados a participar. A programação abordará assuntos como ciência de dados aplicada à irrigação, gestão sustentável de terras agricultáveis, manejo de recursos naturais e convivência com o semiárido para o desenvolvimento social. A ICID2025 também fortalecerá o protagonismo do Brasil na agenda global, evidenciando que o País, para além da Amazônia, abriga biomas como a Caatinga e o Cerrado, essenciais para o equilíbrio ambiental e social.

Anúncio na SBPC

O anúncio sobre a abertura das inscrições da ICID2025 foi realizado nesta quarta-feira (16), em Recife (PE), pela secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, durante a mesa “E agora, José? Terras secas no Brasil e a busca pela adaptação, redução de vulnerabilidades e estratégias de CT&I para o desenvolvimento de zonas áridas”. A sessão, coordenada pela líder de projetos Raiza Fraga (CGEE), contou com palestras do consultor José Roberto de Lima (CGEE) e da professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Mônica Tejo.

O debate integrou a programação da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que segue até o dia 19, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A mesa propôs uma discussão sobre como a produção científica e as estratégias de CT&I têm contribuído para a adaptação, a redução da vulnerabilidade e a construção de soluções para regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas. Participaram especialistas e instituições que atuam em projetos nessas regiões, abordando a integração de saberes tradicionais e científicos, o papel das universidades e centros de pesquisa locais, além do fortalecimento de capacidades institucionais e comunitárias.

Preparativos para a COP30

A Conferência pretende reunir cerca de 2 mil participantes de diversos países em Fortaleza, com o objetivo de construir estratégias concretas de adaptação às mudanças climáticas em regiões áridas e semiáridas, tema central dos preparativos para a COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). 

A ICID2025 é uma realização conjunta da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A coordenação executiva está a cargo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

A iniciativa também conta com o apoio da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), da Embaixada da França no Brasil e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Com informações do CGEE

Assuntos MCTI
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MCTI

Inovação em Saúde: desafios e caminhos para a reindustrialização brasileira

18 de julho de 2025
MCTI

Bate-papo lúdico sobre Oceanos e Comunicação Criativa agita o Espaço Pop Ciência

18 de julho de 2025
MCTI

Ciência com sotaque nordestino: UFRPE sedia o maior evento científico do Brasil

18 de julho de 2025
MCTI

Exposição conecta púbico da SBPC com 40 anos de avanços científicos impulsionados pelo MCTI

18 de julho de 2025
MCTI

Roda de diálogos discute os impactos da desordem informacional e os caminhos da ciência para a integridade da informação

18 de julho de 2025
MCTI

Desinformação, redes sociais e o papel da comunicação pública da ciência

17 de julho de 2025
Portal da CiênciaPortal da Ciência