Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal da Ciência
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Portal da CiênciaPortal da Ciência
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MCTI

Inteligência artificial é aliada na defesa dos biomas brasileiros e no combate ao desmatamento

13 de novembro de 2025
Compartilhar

A reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tanara Lauschner, foi a convidada na Casa da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Belém (PA), desta quarta-feira (12). Ela abordou o uso da inteligência artificial (IA) na análise dos impactos das mudanças climáticas nos biomas brasileiros. A especialista falou sobre como a aplicação da IA em pesquisas pode ajudar no combate ao desmatamento e no monitoramento climático. 

Ela apresentou abordagens já utilizadas pela Ufam em projetos de pesquisa e explicou que os modelos não precisam ser treinados do zero, mas adaptados de acordo com a necessidade de cada pesquisa.

Segundo Tamara, o monitoramento da biodiversidade exige uma análise com padrões de distribuição espacial, temporal e populacional. Para isso, é necessário a sincronização de dados heterogêneos de fontes e resultados distintos, garantindo um armazenamento constante de informações. Ela citou como exemplo o uso do ecoGPT, uma ferramenta não invasiva de análise de imagens para o monitoramento do solo em áreas de difícil acesso. 

A palestrante ressaltou que a IA não é a única ferramenta a ser utilizada, e que a base de dados deve ser construída com políticas públicas de preservação e com o comprometimento ético de empresas públicas e privadas. “A IA é uma ferramenta importante, mas não é a bala de prata, ela sozinha não resolve. É importante ter investimento em base de dados, investimento na criação de modelos, principalmente com dados brasileiros, para que a gente possa prever eventos extremos, para que a gente possa prever também um pouco de como se comporta a longo prazo, as nossas florestas, a Floresta Amazônica, o Cerrado, todos os biomas”, afirmou. 

Ética e governaria  

Durante a palestra, a reitora falou sobre a importância do uso responsável da inteligência artificial, enfatizando que a transparência nos modelos de treinamento de dados é fundamental para a confiabilidade dos relatórios. Além disso, ela citou a necessidade de marcos regulatórios e da criação de uma avaliação e transparência ambiental obrigatória para empresas e instituições que usam IA. 

Casa da Ciência  

A Casa da Ciência do MCTI, no Museu Paraense Emílio Goeldi, é um espaço de divulgação científica, com foco em soluções climáticas e sustentabilidade, além de ser um ponto de encontro de pesquisadores, gestores públicos, estudantes e sociedade. Até o dia 21, ela será a sede simbólica do ministério e terá exposições, rodas de conversa, oficinas, lançamentos e atividades interativas voltadas ao público geral. Veja a programação completa. 

Assuntos MCTI
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MCTI

MCTI avança na construção da Bolsa Conhecimento Brasil, que será apresentada no Fórum do Confap

19 de novembro de 2025
MCTI

Projeto Entre Ciências lança edital para apoiar arranjos comunitários de pesquisa

19 de novembro de 2025
MCTI

Papel da biodiversidade no avanço da bioeconomia é pauta de mesa redonda na Casa da Ciência

19 de novembro de 2025
MCTI

Brasil pode enfrentar aumento de até 6°C até 2100, afirma especialista em palestra na Casa da Ciência

19 de novembro de 2025
MCTI

As consequências da mudança climática já são uma realidade na Amazônia

18 de novembro de 2025
MCTI

Inscrições para Prêmio Nacional de Inovação terminam na sexta-feira (21)

18 de novembro de 2025
Portal da CiênciaPortal da Ciência