Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal da Ciência
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Portal da CiênciaPortal da Ciência
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MCTI

Transição energética: Brasil enfrenta desafios para adotar fontes sustentáveis de energia

14 de novembro de 2025
Compartilhar

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Daniel Gomes de Almeida Filho, foi o convidado da Casa da Ciência, em Belém (PA), para palestrar sobre os desafios da transição energética no Brasil.

Segundo ele, o objetivo é que o País deixe de usar matrizes de origem fóssil (petróleo, carvão mineral) para adotar fontes de energia renovável, como a eólica, solar, hídrica e biomassa. O secretário afirmou que o Brasil tem características favoráveis para a mudança, visto que há oferta desses materiais em todo o território nacional. Almeida Filho ainda ressaltou a importância da Petrobras em pesquisas voltadas para a transição energética, sendo um exemplo de empresa estatal que investe em desenvolvimento e inovação.

O uso de combustíveis sustentáveis já é tecnicamente viável, mas ainda enfrenta desafios de custo, escala e infraestrutura. Dessa forma, ressaltou o secretário, há a necessidade do estabelecimento de marcos regulatórios que incentivem empresas privadas a desenvolverem alternativas ambiental e economicamente sustentáveis. Também é preciso viabilizar a formação de mão de obra e o financiamento de projetos com ações a longo prazo que levem em consideração o contexto climático, que se é uma prioridade global. 

Durante a palestra, o representante do MCTI reafirmou o compromisso do Brasil no desenvolvimento sustentável. “Vamos utilizar a tecnologia para servir ao desenvolvimento social e econômico do País, mas não de qualquer forma, não simplesmente buscando lucro, mas buscando também o desenvolvimento com um modelo sustentável, que a gente possa fazer por longo prazo sem agredir o nosso planeta”, afirmou.

Alinhamento governamental

O secretário relembrou o lançamento, em novembro, do Centro de Competência, com foco em hidrogênio de baixa emissão de carbono da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), unidade vinculada ao MCTI. O Brasil investiu R$ 60 milhões no centro, impulsionando a produção de hidrogênio limpo com o objetivo de impulsionar a indústria de baixo carbono, ampliando a produção limpa e o uso de fontes renováveis de forma segura e eficiente.

Casa da Ciência  

A Casa da Ciência do MCTI, no Museu Paraense Emílio Goeldi, é um espaço de divulgação científica, com foco em soluções climáticas e sustentabilidade, além de ser um ponto de encontro de pesquisadores, gestores públicos, estudantes e sociedade. Até o dia 21, ela será a sede simbólica do ministério e terá exposições, rodas de conversa, oficinas, lançamentos e atividades interativas voltadas ao público geral. Veja a programação completa.

Assuntos MCTI
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MCTI

MCTI avança na construção da Bolsa Conhecimento Brasil, que será apresentada no Fórum do Confap

19 de novembro de 2025
MCTI

Projeto Entre Ciências lança edital para apoiar arranjos comunitários de pesquisa

19 de novembro de 2025
MCTI

Papel da biodiversidade no avanço da bioeconomia é pauta de mesa redonda na Casa da Ciência

19 de novembro de 2025
MCTI

Brasil pode enfrentar aumento de até 6°C até 2100, afirma especialista em palestra na Casa da Ciência

19 de novembro de 2025
MCTI

As consequências da mudança climática já são uma realidade na Amazônia

18 de novembro de 2025
MCTI

Inscrições para Prêmio Nacional de Inovação terminam na sexta-feira (21)

18 de novembro de 2025
Portal da CiênciaPortal da Ciência