Termina em 3 de dezembro o período de inscrições para submissão de projetos de inovação ao programa STI Framework Programme Coordinated Call for Brics Multilateral Projects – 1st Innovation Call. A iniciativa em cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação vai fomentar e financiar trabalhos apresentados por consórcios formados por organizações de pelo menos dois países do bloco econômico.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), apoiará empresas brasileiras integrantes dos consórcios. O fomento à parte nacional dos projetos somente será possível para as propostas que tiverem sido submetidas à plataforma internacional. Para isso, é preciso acessar o portal dos Brics.
A chamada pública e o formulário para apresentação de propostas para a submissão da parte nacional do projeto que será financiada estão disponíveis no site da Finep.
Segundo o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (Assin) do MCTI, Carlos Matsumoto, a chamada de Inovação é uma das prioridades da cooperação em ciência, tecnologia e inovação da presidência brasileira do Brics em 2025. “O MCTI teve uma dupla tarefa em relação ao Brics em 2025: dar continuidade a uma cooperação sólida e, ao mesmo tempo, revigorar sua pauta. É certo que a chamada de inovação cumpre esse papel e demonstra uma compreensão clara do momento atual, em que o avanço tecnológico e a necessidade de reindustrialização são forças indissociáveis”, afirma.
Para mais informações, acesse o portal oficial dos Brics.