Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal da Ciência
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Portal da CiênciaPortal da Ciência
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MCTI

Lei do Bem: acordo de cooperação entre MCTI e Embrapii vai garantir maior agilidade na aprovação de projetos

26 de novembro de 2025
Compartilhar

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) estabeleceram um acordo de cooperação técnica para garantir tramitação simplificada e mais rápida para empresas que buscam os benefícios fiscais da Lei do Bem. O acordo cria “fast tracks” nas avaliações dos projetos e permite que uma iniciativa já avaliada e aprovada pela Embrapii seja aceita também pelo MCTI, acelerando a tramitação.

A ministra do MCTI, Luciana Santos, resumiu que a medida “reduz prazos, elimina redundâncias e fortalece a titulação institucional em prol da inovação nacional”. Segundo ela, é a integração do ecossistema de ciência e tecnologia que garante a excelência. “Sempre que a gente aposta no esforço coletivo, a tendência é dar certo”, afirmou durante assinatura do acordo, que ocorreu durante a cerimônia de celebração dos 20 anos da Lei do Bem, na terça-feira (25).

O presidente da Embrapii, Álvaro Prata, que também assinou o documento, afirmou que a parceria busca destravar processos burocráticos que dificultam o investimento em inovação. Para ele, o acordo é uma medida de simplificação essencial. “É tão simples, mas, muitas vezes, tão difícil no nosso contexto. Poderia ser menos burocratizado para facilitar a inovação.” O objetivo, segundo Braga, é garantir que os dois principais instrumentos — a Lei do Bem e o modelo Embrapii — sejam “trabalhados conjuntamente”, estimulando o setor industrial a investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCTI, Daniel Almeida, detalhou o mecanismo. Segundo ele, o ACT é resultado de um estudo jurídico para garantir que o ministério não tenha avaliações divergentes dentro de seu próprio sistema e estava prevista na Portaria MCTI nº 9.563/2025. Assim, a Setec, responsável pela gestão da Lei do Bem, fará um “parecer referencial atestando a igualdade ou a equivalência” entre os critérios de avaliação.

A Lei do Bem em 20 Anos

A assinatura do acordo de cooperação técnica ocorreu durante a celebração de duas décadas da Lei do Bem, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Desde 2006, a iniciativa já movimentou R$ 296 bilhões em investimentos incentivados no País, conforme a Setec.

O secretário Daniel Almeida destacou que a gestão atual precisou resolver um grande problema burocrático que impactava a previsibilidade do investimento. Em 2023, o ministério acumulava mais de 70 mil processos parados que não estavam sendo avaliados. O secretário celebrou a superação desse desafio, que resultou no crescimento recorde de 23,4% no investimento das empresas entre 2023 e 2024.

A prioridade do MCTI para os próximos anos é utilizar a Lei do Bem como instrumento de correção de distorções regionais. Luciana Santos reforçou que um dos focos da pasta é democratizar o acesso e o uso dos incentivos. “Queremos também ampliar a participação das empresas das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, assim como de micro e pequenas empresas, universidades e instituições de pesquisa, contribuindo para reduzir as simetrias regionais.”

O diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI, Jefferson Gomes, corroborou o caráter perene da lei, qualificando-a como uma política que transcende governos. “É um programa de governo, um programa de Estado, que é uma realidade para os nossos produtos”, destacou Gomes

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e representantes do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação: o presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABPTI), Diego Menezes; o deputado federal Vitor Lippi; o deputado federal Daniel Almeida; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), Inácio Arruda; o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), Lélio Trida Sene; a diretora-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Marcela Flores; a presidente-executiva da Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Anbiotec), Vanessa Silva; o presidente da Associação Nacional de Startups, Henrique Carneiro; a CEO da ABGi Brasil, Maria Carolina Rocha; o CEO Ideia Space, Leonardo Souza; o diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Fernando Pimentel; a diretora de Transformação Digital e Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Cristiane Viana; o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Sérgio Pedin; o diretor-executivo de Relações Governamentais da Abimaq, Walter Filiprete; e a coordenadora-geral de Planejamento Acadêmico, Pesquisa e Inovação do MEC, Mariana Ramos Reis.

Assuntos MCTI
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MCTI

MCTI fortalece parceria estratégica para levar conectividade 5G para a Antártica

27 de novembro de 2025
MCTI

MCTI recebe representantes da Universidade Federal de Viçosa para discutir fortalecimento do TecnoPARQ

26 de novembro de 2025
MCTI

Cuiabá recebe Seminário Pró-Amazônia, que reforça o uso de instrumentos federais de fomento à inovação

26 de novembro de 2025
MCTI

Grupo de trabalho do Pbia lança painel de monitoramento de ações

26 de novembro de 2025
MCTI

Prêmio Jovem Cientista reconhece pesquisas inovadoras no enfrentamento às mudanças climáticas; conheça os vencedores

26 de novembro de 2025
MCTI

Evento celebra 20 anos da Lei do Bem com lançamento de livro e premiação

26 de novembro de 2025
Portal da CiênciaPortal da Ciência