Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal da Ciência
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Portal da CiênciaPortal da Ciência
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MCTI

Cuiabá recebe Seminário Pró-Amazônia, que reforça o uso de instrumentos federais de fomento à inovação

26 de novembro de 2025
Compartilhar

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) abriu, nesta quarta-feira (26), no auditório do Musear – Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia, em Cuiabá (MT), o Seminário Pró-Amazônia e Instrumentos de Incentivo à Inovação. O encontro reuniu representantes do governo, pesquisadores e o setor produtivo para difundir e qualificar o uso dos instrumentos federais de apoio à pesquisa e à inovação. O objetivo é ampliar a capacidade local para a elaboração e execução de projetos inovadores. 

Durante as discussões, que seguem até quinta-feira (27), serão estabelecidos critérios, requisitos legais e etapas de submissão de propostas, além de apresentar os principais instrumentos de financiamento disponíveis para universidades, institutos de pesquisa, empresas e startups. 

Ao abrir o evento, o subsecretário de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do MCTI, Dorival da Costa do Santos, destacou o caráter estratégico da articulação institucional e reforçou o papel do ministério na construção de um ecossistema de inovação fortalecido na Amazônia Legal. “Nessa mesa temos representantes do governo, da ciência e do setor produtivo. Sem esse tripé, não vamos tornar efetiva a mudança na vida das pessoas a partir da ciência e tecnologia”, afirmou. 

O subsecretário reforçou ainda o compromisso do MCTI em apoiar a criação de uma rede permanente de atuação em Mato Grosso. “Esse evento não pode se exaurir em si mesmo; ele deve ser um primeiro passo para estabelecer uma relação rotineira e articulada com o sistema de tecnologia e o setor produtivo do estado, que precisam se apropriar dos instrumentos do ministério. Está bom de teoria, queremos transformar isso em negócios, em produtos que mudem a vida das pessoas”, completou. 

Na quarta-feira (26), os participantes também assistiram a palestras sobre os instrumentos de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao MCTI, e sobre o modelo de apoio à inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).  

A programação continua nesta quinta-feira (27), com painéis voltados aos instrumentos de incentivo à inovação, incluindo palestras sobre a Lei de TICs, Lei do Bem e linhas de fomento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao MCTI, ampliando o debate sobre o uso estratégico dos mecanismos federais no avanço da ciência e tecnologia em Mato Grosso e em toda a Amazônia Legal. 

O seminário foi promovido pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Cuiabá, a Universidade Federal de Mato Grosso, o Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Pantanal e a Federação das Indústrias do Mato Grosso. 

Assuntos MCTI
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MCTI

MCTI fortalece parceria estratégica para levar conectividade 5G para a Antártica

27 de novembro de 2025
MCTI

MCTI recebe representantes da Universidade Federal de Viçosa para discutir fortalecimento do TecnoPARQ

26 de novembro de 2025
MCTI

Grupo de trabalho do Pbia lança painel de monitoramento de ações

26 de novembro de 2025
MCTI

Lei do Bem: acordo de cooperação entre MCTI e Embrapii vai garantir maior agilidade na aprovação de projetos

26 de novembro de 2025
MCTI

Prêmio Jovem Cientista reconhece pesquisas inovadoras no enfrentamento às mudanças climáticas; conheça os vencedores

26 de novembro de 2025
MCTI

Evento celebra 20 anos da Lei do Bem com lançamento de livro e premiação

26 de novembro de 2025
Portal da CiênciaPortal da Ciência