Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal da Ciência
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Portal da CiênciaPortal da Ciência
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MCTI

Ministra Luciana Santos participa de ato que marca a ampliação da capacidade de produção da Refinaria Abreu e Lima

2 de dezembro de 2025
Compartilhar

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ato que marcou a expansão da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, município pernambucano. A iniciativa amplia a capacidade de processamento de petróleo do País, reafirmando o compromisso do Governo do Brasil com o desenvolvimento e a busca pela autossuficiência na produção de combustíveis.

“Isso significa soberania nacional. Isso significa que o Brasil, para além de ter a capacidade de explorar o seu óleo, é capaz de refiná-lo. E, com isso, a gente diminui a importação e gera emprego e renda para o nosso povo e para a nossa gente”, enfatizou a ministra Luciana Santos.

Com o aumento da capacidade, a planta será capaz de atender 17% da demanda nacional de diesel. “Daqui vai sair diesel S10. Setenta porcento desses 260 mil barris por dia aqui serão diesel S10, com quase nenhuma emissão de enxofre”, detalhou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard. O parque fabril ainda vai produzir gasolina, GLP e nafta.

A RNEST é considerada a refinaria mais moderna da Petrobras, que vai investir cerca de R$ 12 bilhões para a conclusão do Trem 2 e outras atividades de manutenção do Trem 1, o que deve adicionar 130 mil barris por dia de capacidade de processamento da planta. A estimativa é de que a refinaria alcance, ao fim do projeto, em 2029, 260 mil barris diários.

“A RNEST faz parte dessa trajetória de investimentos, o que se traduz em maior segurança energética e menor dependência da importação de combustíveis. Dessa maneira, ela vai ajudar o Brasil a se tornar superavitária na produção de gás, do GLP, nos próximos 10 anos”, ressaltou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A construção do Trem 2 deve gerar cerca de 15 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo do empreendimento, sendo que cerca de 5,7 mil trabalhadores já estão em atividade na obra. A concepção da instalação segue diretrizes internacionais e incorpora tecnologias de menor impacto ambiental, com alto nível de confiabilidade, qualidade dos produtos, baixo custo de manutenção, baixo consumo energético, uso otimizado de água e máxima segurança operacional.

Na solenidade, o presidente Lula reafirmou o compromisso de recuperação da soberania energética do Brasil e a valorização da Petrobras como patrimônio nacional. “A gente vai fazer a Petrobras continuar servindo ao Brasil. Fazer isso aqui é apenas a demonstração de que este País é soberano e tem na Petrobras a sua mais importante empresa”, exaltou o presidente.

O ato também foi marcado pela assinatura de um contrato para a construção de uma usina fotovoltaica na Abreu e Lima. Com investimento da ordem de R$ 80 milhões, a usina possibilitará a diminuição do consumo de gás natural da refinaria.

Também marcaram presença no evento os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Casa Civil, Rui Costa; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e da Previdência Social, Wolney Queiroz; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o prefeito do Recife, João Campos; parlamentares; e outras autoridades.

Assuntos MCTI
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MCTI

MCTI define Antonio Miguel Viera Monteiro como novo diretor do INPE

1 de dezembro de 2025
MCTI

MCTI realiza o 2º Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva em Brasília

1 de dezembro de 2025
MCTI

Ministra Luciana Santos participa de encontro sobre o futuro científico e tecnológico da Região Metropolitana de Campinas

28 de novembro de 2025
MCTI

MCTI e CNPq vão apoiar 14 eventos de inovação e empreendedorismo

28 de novembro de 2025
MCTI

Suplementada, chamada de Bolsas no País amplia Pós-Doutorado Júnior em 43%

28 de novembro de 2025
MCTI

MCTI fortalece parceria estratégica para levar conectividade 5G para a Antártica

27 de novembro de 2025
Portal da CiênciaPortal da Ciência