Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal da Ciência
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Portal da CiênciaPortal da Ciência
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MCTI

Conectividade entre ecologia, sociedade e cultura podem salvar o planeta

21 de novembro de 2025
Compartilhar

No último dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), cientistas se reuniram no painel na Casa da Ciência, em Belém (PA), para apresentar o Relatório de Avaliação da Amazônia 2025. O documento intitulado Conectividade da Amazônia para um Planeta Vivo alerta sobre o fato de que a harmonia entre as questões ecológicas e socioculturais é a principal estratégia para conservar os ecossistemas amazônicos.

Os especialistas concordaram que a complexidade da floresta tropical, que abriga a maior diversidade de espécies do planeta, está sendo ameaçada pela quebra da conectividade que interliga todo o território amazônico. O relatório apresenta a evolução da floresta, dentro dos modelos econômicos atuais, as atividades ilícitas, a governança ineficaz e as mudanças climáticas globais.

O pesquisador e climatologista da Universidade de São Paulo (USP) Carlos Nobre destacou os riscos pandêmicos que a degradação da Floresta Amazônica pode provocar, como a já existente febre oropouche. “Se nós não salvarmos a Amazônia, ela vai gerar dezenas epidemias, e até pandemias” afirmou Nobre. 

O relatório tem oito capítulos, que focam problemas específicos que precisam ser resolvidos e exemplos de soluções que estão sendo implementadas atualmente na Amazônia por diversos atores.

Também participaram do painel o pesquisador titular do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Ayan Fleischmann; a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Larissa Chermont; a diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar; a antropóloga ambiental e ecologista interdisciplinar Simone Athayde; a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Joice Ferreira; o cientista Diego Oliveira Brandão; e o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Val.

Casa da Ciência

A Casa da Ciência do MCTI, no Museu Paraense Emílio Goeldi, é um espaço de divulgação científica, com foco em soluções climáticas e sustentabilidade, além de ser um ponto de encontro de pesquisadores, gestores públicos, estudantes e sociedade. Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, ela será a sede simbólica do ministério e terá exposições, rodas de conversa, oficinas, lançamentos e atividades interativas voltadas ao público geral.

Assuntos MCTI
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MCTI

MCTI fortalece parceria estratégica para levar conectividade 5G para a Antártica

27 de novembro de 2025
MCTI

MCTI recebe representantes da Universidade Federal de Viçosa para discutir fortalecimento do TecnoPARQ

26 de novembro de 2025
MCTI

Cuiabá recebe Seminário Pró-Amazônia, que reforça o uso de instrumentos federais de fomento à inovação

26 de novembro de 2025
MCTI

Grupo de trabalho do Pbia lança painel de monitoramento de ações

26 de novembro de 2025
MCTI

Lei do Bem: acordo de cooperação entre MCTI e Embrapii vai garantir maior agilidade na aprovação de projetos

26 de novembro de 2025
MCTI

Prêmio Jovem Cientista reconhece pesquisas inovadoras no enfrentamento às mudanças climáticas; conheça os vencedores

26 de novembro de 2025
Portal da CiênciaPortal da Ciência