Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal da Ciência
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Portal da CiênciaPortal da Ciência
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MCTI

MCTI fortalece parceria estratégica para levar conectividade 5G para a Antártica

27 de novembro de 2025
Compartilhar

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participou, na quarta-feira (26), da assinatura do memorando de entendimento que permitirá a implementação da tecnologia 5G na Estação Antártica Comandante Ferraz. A conectividade da estação é essencial para que pesquisadores brasileiros transmitam dados em tempo real, coordenem operações logísticas, recebam previsões meteorológicas e mantenham contato permanente com o Brasil. A previsão é de que a parceria entre a empresa Tim, os ministérios das Comunicações, da Defesa e da Cultura, o MCTI e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) leve a tecnologia ao continente gelado ainda no primeiro semestre de 2026. 

Durante a cerimônia, a ministra Luciana Santos destacou o papel estratégico da comunicação para a atuação brasileira na Antártica. “A conectividade 5G será um ganho decisivo, que reforça nosso compromisso com uma ciência que transforma o futuro. A Antártica é um dos ambientes mais isolados do planeta. Lá, comunicação não é apenas um recurso técnico, é condição de segurança, eficiência e sobrevivência”, disse.  

Em 2025, o Brasil completa 50 anos de adesão ao Tratado da Antártica, consolidando sua presença e contribuição científica na região. A titular do MCTI reforçou o compromisso da pasta com a divulgação da ciência e com o fortalecimento da estrutura de pesquisa no extremo sul do planeta. Ela ressaltou a relevância da produção científica nacional para compreender o clima, a biodiversidade e a dinâmica dos oceanos. “O que acontece na Antártica não fica na Antártica. Esses estudos influenciam diretamente o clima, os ecossistemas e a vida dos brasileiros”, destacou.  

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou o impacto que a novidade terá para pesquisadores brasileiros. “Essa assinatura marca o encontro das telecomunicações com a ciência para ampliar a presença do Brasil na Antártica e melhorar a vida de quem passa meses longe de casa para servir ao País”, afirmou.   

O evento também marcou o anúncio da produção de um documentário que celebrará a trajetória da estação, um dos principais marcos do Programa Antártico Brasileiro.  

Programa Antártico Brasileiro 

O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) foi criado em 1982 com o objetivo de assegurar a presença do Brasil na Antártica e fomentar a pesquisa científica no  

continente. Desde então, ele tem sido uma plataforma fundamental para o avanço do conhecimento em diversas áreas da ciência, além de reforçar o compromisso brasileiro com a proteção ambiental e a cooperação internacional. 

O Proantar é gerenciado no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM). A coordenação é feita de forma interministerial, que tem como base o tripé: meio ambiente, pesquisa e logística; respectivamente coordenados pelos Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, MCTI e Marinha do Brasil. Essa articulação visa garantir que as atividades científicas, logísticas e ambientais sejam conduzidas de maneira integrada.  

Assuntos MCTI
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MCTI

MCTI recebe representantes da Universidade Federal de Viçosa para discutir fortalecimento do TecnoPARQ

26 de novembro de 2025
MCTI

Cuiabá recebe Seminário Pró-Amazônia, que reforça o uso de instrumentos federais de fomento à inovação

26 de novembro de 2025
MCTI

Grupo de trabalho do Pbia lança painel de monitoramento de ações

26 de novembro de 2025
MCTI

Lei do Bem: acordo de cooperação entre MCTI e Embrapii vai garantir maior agilidade na aprovação de projetos

26 de novembro de 2025
MCTI

Prêmio Jovem Cientista reconhece pesquisas inovadoras no enfrentamento às mudanças climáticas; conheça os vencedores

26 de novembro de 2025
MCTI

Evento celebra 20 anos da Lei do Bem com lançamento de livro e premiação

26 de novembro de 2025
Portal da CiênciaPortal da Ciência