Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal da Ciência
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Portal da CiênciaPortal da Ciência
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MCTI

O futuro da produção de grãos depende da mudança de estratégia e da popularização de soluções já existentes

14 de novembro de 2025
Compartilhar

As Mudanças Climáticas e os Impactos na Produção de Grãos foi o tema de um dos debates promovidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta sexta-feira (14), na Casa da Ciência, em Belém (PA). O espaço é sede temporária da pasta do Governo do Brasil durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Para o moderador da mesa e professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV), Eduardo Assad, a ação contra os efeitos das mudanças climáticas na agricultura é uma questão que deve ser resolvida urgentemente. “Nos últimos cinco anos, houve várias perdas na agricultura devido às mudanças climáticas. Eu discuto esses efeitos há 35 anos e nós sempre falamos ‘vai acontecer’ e, quando de fato acontece, nós não temos nada, porque ninguém nunca tomou uma decisão. Então, nós precisamos quebrar o princípio da inação”, afirmou o especialista.

O professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Márcio Buainain, complementou ao dizer que, para combater os efeitos, é necessário mudar a estratégia. “O que vem sendo proposto é muito importante, mas não é suficiente. O que nós precisamos é integrar as soluções, mas, principalmente, entender o desafio da implementação no local dessas soluções. Nós temos falado dessas tecnologias na escala de laboratórios ou para grandes empreendimentos e não temos indicado caminhos para expandir e massificar soluções que já existem.”

Além de Assad e Buainain, participaram o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (Inpa), unidade vinculada ao MCTI, José Francisco Gonçalves; o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alessandro Carioca de Araújo; e o professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Eduardo Cerri.

Casa da Ciência

A Casa da Ciência do MCTI, no Museu Paraense Emílio Goeldi, é um espaço de divulgação científica, com foco em soluções climáticas e sustentabilidade, além de ser um ponto de encontro de pesquisadores, gestores públicos, estudantes e sociedade. Até o dia 21, ela será a sede simbólica do ministério e terá exposições, rodas de conversa, oficinas, lançamentos e atividades interativas voltadas ao público geral. Veja a programação completa.

Assuntos MCTI
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

MCTI

MCTI avança na construção da Bolsa Conhecimento Brasil, que será apresentada no Fórum do Confap

19 de novembro de 2025
MCTI

Projeto Entre Ciências lança edital para apoiar arranjos comunitários de pesquisa

19 de novembro de 2025
MCTI

Papel da biodiversidade no avanço da bioeconomia é pauta de mesa redonda na Casa da Ciência

19 de novembro de 2025
MCTI

Brasil pode enfrentar aumento de até 6°C até 2100, afirma especialista em palestra na Casa da Ciência

19 de novembro de 2025
MCTI

As consequências da mudança climática já são uma realidade na Amazônia

18 de novembro de 2025
MCTI

Inscrições para Prêmio Nacional de Inovação terminam na sexta-feira (21)

18 de novembro de 2025
Portal da CiênciaPortal da Ciência