A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, nesta quinta-feira (22), da abertura do seminário “Vozes da Ciência: Contribuições para a Estratégia Nacional e Plano Decenal de CT&I 2026–2035”. O evento é uma iniciativa conjunta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC) e ocorre de forma remota até esta sexta-feira (23), marcando o início de um esforço coletivo para traduzir em políticas públicas as principais recomendações da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), reunidas no Livro Violeta.
“Esse é um espaço vital de desdobramento dos debates da 5ª CNCTI, um passo importante para darmos materialidade às propostas, às diretrizes e aos caminhos que foram traçados ali naquele evento”, disse a ministra Luciana Santos, durante sua explanação.
5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Realizada em 2024, a Conferência Nacional promoveu debates e apontou desafios como a garantia de financiamento, o combate às disparidades regionais, a formação de recursos humanos, a inclusão e a diversidade, o fortalecimento do sistema nacional de ciência e tecnologia e o enfrentamento de temas como mudanças climáticas, transição energética, transformação digital e justiça social.
“Os resultados da conferência, que estão sintetizados tanto no Livro Violeta quanto no Livro Lilás, são o alicerce para construirmos esse futuro”, enfatizou Luciana Santos.
A ministra completou que a partir das publicações será desenvolvido um sistema democrático. “Vamos junto com vocês todos, a partir da contribuição de cada agente do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, caminhar para transformar propostas, ideias e diretrizes em ação concreta, num processo contínuo de construção democrática”, concluiu a ministra.
Para o presidente da SBPC, Renato Janine, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação deu uma importante contribuição para pensar o futuro do Brasil.
“Estamos ansiosos para que o Livro Violeta, o Livro Lilás, toda a documentação entregue à ministra desemboque o que precisa haver, como Plano Decenal, Estratégia Nacional e definição do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia Inovação”.
A abertura do evento contou ainda com a participação de Helena Nader, presidente da ABC; Sérgio Rezende, presidente de honra da SBPC; Francilene Garcia, vice-presidente da SBPC e coordenadora da Subcomissão de Sistematização e Documentação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI); e do deputado Ricardo Barros, presidente da Comissão de CT&I da Câmara dos Deputados.
Programação
O seminário “Vozes da Ciência: Contribuições para a Estratégia Nacional e Plano Decenal de CT&I 2026–2035” está organizado em oito mesas temáticas, que abordam desde o financiamento à ciência básica até a comunicação pública da ciência. Os debates também tratarão da formação de recursos humanos, mudanças climáticas, combate à pobreza, inovação e o papel estratégico das unidades de pesquisa federais.
O evento está sendo transmitido através do canal da SBPC no YouTube e é aberto a todos.